Inaugurada há pouco mais de dois anos, a eletrovia da Copel, com postos de recarga rápida para carros elétricos, vem registrando aumento de demanda. A eletrovia paranaense foi inaugurada no final de 2018, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quilômetros da rodovia BR-277.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Copel e Itaipu Binacional, e oferece recargas gratuitas a qualquer usuário que queira abastecer seu veículo elétrico. No primeiro ano de operação (2019) os eletropostos da Copel somaram 330 recargas. Em 2020, foram 600 recargas, a maior parte delas na estação de Curitiba, localizada no polo da Copel da BR-277, no Mossunguê. Já o consumo aumentou em cerca de 6,5 vezes em relação ao primeiro ano. Isso porque o total de energia entregue para cada veículo cresceu, por conta da presença de veículos puramente elétricos com maior capacidade de bateria, explicou o engenheiro eletricista da Copel Zeno Nadal, responsável pelo projeto da Eletrovia. A média de recargas fica na faixa de 20 kWh, o que dá uma autonomia média ao veículo de 200 km, a um custo estimado de R$ 17 – lembrando que, por enquanto, as recargas não são cobradas do usuário, já que se trata de um projeto de pesquisa e desenvolvimento e os custos são subsidiados. O fator que parece ter impulsionado mais o uso dos eletropostos é a disponibilidade da recarga rápida: nos eletropostos da Copel, leva-se de meia a uma hora para carregar 80% da bateria do veículo. Em um carregador doméstico, a recarga desses veículos poderia durar de 12h até 24h. // As vendas de veículos elétricos e híbridos vêm crescendo e batendo recordes no Brasil, embora os modelos ainda componham fatia modesta do mercado da mobilidade (1%). Em 2020, foram vendidos 19.745 veículos eletrificados no país, entre automóveis e comerciais híbridos não plug-in e plug-in (HEV ou PHEV) e os puramente elétricos a bateria (BEV). O Paraná conta hoje com 512 veículos elétricos, segundo o Detran-PR.
Imagem: Andrew Roberts
Fonte: AEN
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