top of page
Foto do escritorTNews

Projeto capacita mulheres na construção civil para melhora das condições das próprias moradias

Um projeto social de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, está capacitando mulheres na construção civil para que elas possam melhorar as condições das próprias moradias. A ação é da Ambiens Sociedade Cooperativa, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e a prefeitura de Rio Branco do Sul.

O Projeto Morar Bem está capacitando moradoras da comunidade de Pinheiros, no bairro Madre. Elas estão apreendendo a fazer reparos e manutenção das residências com arquitetos, engenheiros e consultores externos. O bairro tem um total de 159 moradias e abriga 608 moradores. A área é caracterizada pelo elevado grau de vulnerabilidade socioeconômica e risco alto de desastres ambientais, como deslizamentos, desmoronamentos, enchentes, e incêndios. Por meio de oficinas, as alunas estão assistindo à aulas teóricas e práticas. O projeto tem três etapas: a primeira, que aconteceu entre os meses de janeiro a março, de preparação, envolveu a mobilização, inscrição das participantes e vistoria nas casas das moradoras.

A segunda, desde março, de capacitação teórica sobre projeto, levantamento e diagnóstico das moradias. A partir de abril, as moradoras começaram a fazer as intervenções físicas, nos finais de semana. Entre agosto a outubro, elas vão fazer a sistematização e fechamento do projeto, quando as participantes vão receber diplomas de conclusão do curso, em uma cerimônia de formatura e encerramento das atividades. Em PInheiros, a maioria dos moradores são mulheres: 56%, sendo que muitas são mães solos e moram com os filhos em casas precárias e com necessidades de melhorias estruturais. A expectativa é de que, além de capacitar as 20 mulheres, a iniciativa beneficie diretamente até 20 moradias e 72 pessoas. Até hoje, mais de 25 mulheres já participaram de alguma capacitação do projeto. A Ambiens Sociedade Cooperativa, sediada em Curitiba (PR), atua desde 2000 no desenvolvimento de trabalhos de planejamento territorial e socioambiental, projetos de impacto social e na área da educação.


Imagem:

Divulgação


Fonte: Assessoria de Imprensa



11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page